Segundo pesquisas recentes, entre os pontos considerados                   como os mais importantes pelos colaboradores de empresas ao redor do mundo, estão o tratamento com respeito e a confiança nos gestores. Essas questões foram apontadas como mais relevantes do que o próprio valor dos salários. Esse é um indicador extremamente relevante que evidencia a necessidade de mudança estrutural no ambiente corporativo.
 
Nós da Dialogação atuamos de forma consistente no universo empresarial, apoiando a construção de espaços de escuta e acolhimento, realizando formações com o intuito de tornar mais horizontal e participativo o ambiente laboral.
 
Desenvolvemos     programas     que     identificam     as    necessidades, facilitamos a compreensão de cada perspectiva apresentada  e auxiliamos  a construção de um plano de ação que contemple e compatibilize os interesses apresentados.
 
Quanto mais nos aprofundamos nessa área, mais evidente fica que a consolidação de equipes, que atuem de forma integrada e colaborativa, é a maneira mais eficaz de promover engajamento, aumentar a produtividade e garantir a satisfação de todos os envolvidos.
 
Se você percebe que a comunicação entre os membros da sua equipe não é fluida, que ruídos resultam em conflitos e que os gestores dedicam muito tempo na tentativa de solucioná-los, gerando prejuízos relacionais e materiais, vamos dialogar sobre as possibilidades de aprimorarmos seu ambiente corporativo.
A escola, além de configurar um espaço de aprendizagem, é um ambiente social de extrema relevância, especialmente aos alunos. A educação exerce primordial função na construção de uma sociedade justa e, para tanto, torna-se indispensável que as relações sociais sejam marcadas pelos princípios do respeito e da dignidade. Nesse contexto, a rede de ensino apresenta-se bastante estratégica para a difusão dos fundamentos da não-violência e da solução consensual de conflitos.
 
“A experiência concreta de transformação de uma realidade pela mudança de conduta pessoal tem evidenciado que, na medida em que os profissionais e líderes começam a apresentar atitudes mais acolhedoras, conciliadoras, criando ambientes éticos alinhados com os princípios da Cultura de Paz e da Justiça Restaurativa, todo o processo de aprendizagem e das relações de convivência começam igualmente a apresentar resultados significativos, elevando os índices de aprendizagem e reduzindo os índices de violência.” (AMSTUTZ, Lorraine Stutzma n; MULL ET, Judy H. Disciplina restaurativa para escolas: responsabilide e ambientes de cuidado mútuo. São Paulo: Palas Athena, 2012.)
A implantação de um programa adequado, capaz de envolver todos os agentes do ambiente escolar e acadêmico, permite a construção de uma atmosfera de cooperação, na qual alunos, pais, educadores e profissionais envolvidos tornam-se efetivamente parte de uma comunidade e se responsabilizam pela criação de um ambiente justo e equitativo, apropriado para nutrir relacionamentos saudáveis, reparar danos e transformar indivíduos.
 
O convite da Dialogação é para os centros educacionais que necessitem de apoio para lidar com os conflitos surgidos entre os seus atores, que aceitem o desafio de olhar para as relações violentas vividas em seu espaço, e que tenham como missão a aprendizagem fundada em valores como a empatia, a solidariedade e a sustentabilidade das relações. Vamos dialogar sobre as possibilidades de construirmos para o seu espaço um sistema de cuidado mútuo? 
                     É no ambiente familiar que vivemos nossos relacionamentos               mais amorosos e intimos, é também nesse espaço que muitas vezes ocorrem os mais dolorosos conflitos. Nos comportamos, por vezes, como se a afetividade fosse uma autorização para sermos a nossa pior versão.
 
As necessidades de poder, controle e reconhecimento, dentre outras, costumeiramente são externadas de forma trágica, gerando desentendimentos, dor e afastamentos. Isso ocorre quando não transmitimos nossas mensagens de forma cuidadosa.
 
A comunicação compassiva, baseada no respeito e no reconhecimento da dignidade de cada um, permite o fortalecimento dos vínculos entre companheiros e entre pais e filhos, cria conexão empática e reduz conflitos. A Dialogação apoia o aprimoramento das relações familiares por meio de capacitações voltadas para casais e para pais. Havendo conflitos pontuais, nas hipóteses de divórcio ou disputa  pela  guarda  dos filhos, por  exemplo ,  a equipe da Dialogação atua na facilitação para a solução do conflito, por meio da mediação familiar. A facilitação de diálogo nesse cenário torna-se adequada pelas peculiaridades dessas relações. Por serem advindas de histórias construídas por fatos e sentimentos, recomenda-se a atuação de um profissional que seja imparcial, mas também que seja habilitado a cuidar das inúmeras emoções que emergem dessas crises.
 
  Se você deseja aprimorar a sua comunicação com o seu núcleo familiar, para gerar vínculos amorosos e sustentáveis, ou se você tem um conflito pontual e gostaria de solucioná-lo de uma forma que as necessidades de todos os envolvidos fossem consideradas, contando com um facilitador que auxilie na construção de uma solução pacífica, de forma colaborativa, dialogue conosco.