Rodas de
Dialogação
Cultura de colaboração e pacificação,
baseada na corresponsabilidade,
escutatória, reconexão e integração.

como nosso trabalho
age no mundo

Nossas atividades são voltadas para o aprimoramento das relações intra e interpessoais, por meio de cursos, workshops e palestras, sob os fundamentos teóricos e práticos da Comunicação Não-Violenta, dos processos colaborativos, restaurativos e circulares, que promovem autoconhecimento e conexão. 
 
Também desenvolvemos programas de facilitação de diálogo, gestão de conflitos e construção de consenso, em contextos de relevância social, como: empresas, estruturas familiares, escolas e comunidades.
 
Todos os nossos movimentos visam à criação de ambientes saudáveis, sustentáveis e colaborativos, desenvolvendo a empatia e a conexão.

“Oferecemos cursos de capacitação presenciais, online e in company de acordo com a necessidade de cada um. Confira a agenda dos próximos cursos, ou entre em contato conosco para saber mais.

CNV

Loren ipsum dolor Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Loren ipsum dolor Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Curso Online
Dia 00/00/00

>> Saiba Mais

IN COMPANY

Loren ipsum dolor Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Loren ipsum dolor Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Curso Online
Dia 00/00/00

>> Saiba Mais

RODA DE DIALOGAÇÃO

Loren ipsum dolor Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Loren ipsum dolor Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Curso Online
Dia 00/00/00

>> Saiba Mais

Nosso atual modelo de viver e de comunicar está passando por um momento de profunda transformação. 
 
Os paradigmas competitivos e adversariais vêm apresentando sinais de desgaste e insuficiência.
 
Reflexões mais ampliadas acerca do conflito, da necessidade de mudança em nossas relações e da transformação de nossos sistemas é parte da nossa missão.
A implantação de programas de transformação de conflitos, a facilitação de diálogos e a construção de consenso, em contextos de relevância social, integram as atividades da Dialogação, que são estruturadas caso a caso, de maneira personalizada, por meio da investigação atenciosa dos valores e visões de mundo, possibilitando reflexões e transformações, individuais e relacionais, em diferentes contextos e ambientes.

Nos serviços educacionais, a Dialogação ministra cursos dirigidos a adultos, utilizando ferramentas que promovam motivação e autoconhecimento, e que instiguem a participação ativa dos alunos, para que suas experiências sejam compartilhadas, possibilitando que o conteúdo ministrado seja aplicado no seu cotidiano.

E a Dialogação também ministra cursos voltados para crianças e adolescentes, utilizando metodologias apropriadas para cada faixa etária, provendo motivação, integração e descobertas que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e social.

Nos atendimentos de facilitação de diálogos, nas mediações, e nos programas desenvolvidos para empresas e escolas, a Dialogação utiliza diversas ferramentas capazes de promover o conhecimento das pessoas, das suas dinâmicas e dos ambientes, a identificação das principais necessidades, e a construção de soluções conjuntas que promovam transformações e aprimoramento das relações.

A metodologia utilizada é própria da Dialogação e adequada para cada contexto.

Utilizamos como base os fundamentos e princípios:

da Comunicação Não-Violenta, método desenvolvido por Marshall Rosenberg, americano doutor em psicologia, para fortalecer relacionamentos, por meio de uma comunicação compassiva que examina as necessidades não atendidas por trás do que fazemos e dizemos, ajudando a reduzir hostilidades, a curar dores e a aprimorar relações.  
 
dos Processos Circulares, procedimento estruturado por Kay Pranis, líder em Justiça Restaurativa nos Estados Unidos, e reconhecida internacionalmente por criar a metodologia dos “Círculos de Construção de Paz”, que se articulam em torno da contação de histórias, escuta qualificada e criação de vínculo empático entre os participantes. 
 
da Mediação de Conflitos, técnica em que um terceiro (mediador) facilita a comunicação entre os participantes, propiciando momentos de fala e escuta qualificada, de modo que haja compreensão mútua em relação a necessidades e interesses. E auxilia na elaboração de alternativas possíveis e adequadas para a solução do conflito. 

agentes de transformação

A Dialogação atua na transformação consciente de uma cultura competitiva e adversarial para uma cultura de colaboração e pacificação, sob os fundamentos da comunicação não-violenta, baseada na corresponsabilidade, escutatória, reconexão e integração. 
 
Nossa equipe é formada por profissionais multidisciplinares, da área do direito, psicologia e educação, que se colocam em uma posição de neutralidade para auxiliar na construção de soluções em diferentes tipos de circunstâncias. 
 
Por isso, nosso trabalho é customizado para cada situação e contexto, envolvendo muita escuta.
 
Na verdade, somos amigos e parceiros de jornada, com personalidades muito diferentes, mas com sonhos comuns, dentre eles: a sede de conhecimento e o anseio por transformações conscientes.

Formação multidisciplinar

Mestre em Psicologia e bacharel em Direito; Facilitador de Diálogo; Mediador judicial e extrajudicial; Facilitador e Instrutor do Instituto Internacional de Práticas Restaurativas (IIRP). Após dezesseis anos de docência no ensino superior, atualmente se dedica à construção de processos informais de ensino e aprendizagem. É Coordenador da pós-graduação em Gestão de Conflitos da Universidade Tuiuti do Paraná.

• Mestrado em Psicologia (2016-UTP),
• Graduação em Direito (2001-PUC/PR).

Formação complementar:
• Mediação (2013-TJ/PR; 2017-Mediare; 2019-Mediare);
• Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz (2017);
• Comunicação Não-Violenta (formação e prática continuada);
• El Árbol del Vivir, ministrada por Humberto Maturana e Ximena Davila (2018-Matriztica/Chile);
• Escutatória (2018-Escola da Empatia);
• Formação de Instrutores do Instituto Internacional de Práticas Restaurativas (2019).

Mestre em Psicologia e bacharel em Direito; Facilitadora de Diálogo; Mediadora judicial e extrajudicial; Instrutora de facilitadores de círculos restaurativos, desde 2012. Há nove anos é Professora Universitária, graduação e pós-graduação lato sensu, das disciplinas: Métodos Autocompositivos (Mediação, Conciliação, Justiça Restaurativa, Teoria da Comunicação e CNV), Psicologia do Conflito Familiar e Direito da Criança e do Adolescente. É coordenadora da pós-graduação em Psicologia Jurídica do UniBrasil. Foi gestora educacional da Escola de Servidores do Tribunal de Justiça do Paraná.

• Mestrado em Psicologia (2014-UTP),
• Pós-graduação em Direito (2008-PUC/PR; 2006-FEMPAR),
• Graduação em Direito (2004-FDC).

Autora de livros:
• Justiça Restaurativa na Escola – Aplicação e Avaliação do Programa, Editora Juruá (2014);
• Socioeducação: Introdução à Justiça Restaurativa, Editora Contentus (2020);
• Resolução de Conflitos: Dialogando com a Cultura de Paz e o Modelo Multiportas,  Editora Intersaberes (2020).

Formação complementar:
• Mediação (2012-CPFM; 2014-TJ/PR; 2015-Algi e Mediaras/Argentina; 2016-CNJ e Mediare; 2019-Mediare);
• Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz, ministrada por Kay Pranis (2012; 2017; 2018-Ajuris);
• Comunicação Não-Violenta (2015; 2017; 2019-CNVC’s International Intensive Training (IIT));
• El Árbol del Vivir, ministrada por Humberto Maturana e Ximena Davila (2018- Matriztica/Chile);
• Art of Hosting (2018);
• Escutatória (2018-Escola da Empatia).

o que o cliente diz sobre nossa equipe

Nossos livros e artigos

Indicação de leituras

Tem dúvidas ou sugestões?
Dialogue conosco!

E-mail

dialogacao@dialogacao.com.br

Acompanhe nossas redes

Sede da Dialogação

Rua Itupava, 1299 - cj 306 - CEP: 80040-455
Curitiba | Paraná | Brasil